MAPA-INFOGRÁFICO

Considerando o caráter múltiplo e dinâmico que constitui uma paisagem cultural, realizamos uma espécie de síntese da paisagem florística de Balneário Camboriú no formato de um mapa-infográfico.

Este infográfico apresenta o mapa da área estudada pela pesquisa em diversas saídas de campo, e que corresponde à totalidade do território da cidade. Nele indicamos os 162 elementos paisagísticos identificados e registrados pelo levantamento de varredura, sendo possível notar que encontramos árvores e áreas verdes espalhadas por todos os cantos da cidade.

De modo a traduzir visualmente a paisagem florística da cidade, foram selecionados oito elementos paisagísticos, representados por árvores que se apresentam com certo destaque, tanto por seu porte quanto pela relação com o conjunto de elementos naturais ou construídos do entorno em que estão inseridas. 

Estas árvores aparecem como importantes referenciais paisagísticos, por seus valores ambientais, visuais, afetivos e até mesmo de memória. Marcam expressivamente os ambientes que se encontram assumindo, assim como grandes totens, significados simbólicos que transcendem a materialidade e reforçam valores de identidade de seus territórios e vizinhanças. 

Oito árvores são apresentadas em destaque no infográfico, numeradas no mapa e acompanhadas de fotos e textos descritivos. São elas: a Figueira de Taquaras, as Figueiras da Barra, as Figueiras da Avenida do Estado, a Tulipa da Avenida Martin Luther, a Jaqueira das Nações, a Figueira do Hotel, a Figueira da Passarela e as Patacas da Barra.

O infográfico foi impresso e está sendo distribuído para toda a população local, com especial destino aos alunos e professores da rede de ensino da cidade, buscando servir de apoio ao processo de sensibilização e educação ambiental e patrimonial.

Nos próximos meses, os resultados completos da pesquisa serão apresentados através de um livro, que trará todos os elementos paisagísticos inventariados, além de textos analíticos, depoimentos de moradores e fotos.

Por fim, ainda realizaremos um evento online, no formato webinário, apresentando o conteúdo da pesquisa para os alunos, professores e toda a população interessada.

A versão digital do mapa-infográfico está disponível para download clicando aqui: 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s