FICHAMENTO

O levantamento de varredura realizado pela equipe do projeto Sombras, percorrendo todo o território de Balneário Camboriú, identificou e registrou 162 elementos que pretendem representar uma síntese da paisagem florística da cidade. Destacamos que, assim como qualquer estudo de paisagem, os critérios de seleção adotados seguem um conjunto híbrido de parâmetros objetivos e subjetivos, e suas interpretações devem levar em conta os objetivos particulares de cada estudo, da mesma forma que o caráter dinâmico que formam as paisagens ambientais e culturais, as quais apresentam novas estruturas a cada novo olhar.

Assim, de modo a sistematizar as informações coletadas em campo pela equipe, foi elaborado um fichamento individual de cada elemento paisagístico contendo um conjunto de dados que apresentam suas características essenciais mais relevantes na construção da paisagem urbana, tanto de valor ambiental quanto cultural. 

Os dados coletados e apresentados nas fichas são: numeração do elemento paisagístico, data do levantamento, título de identificação do elemento, localização, nome popular e científico da espécie vegetal, bioma original de ocorrência da espécie, dados físicos como o porte da copa e tronco, altura, observações descritivas das características do elemento individualmente e sobre seu contexto paisagístico, além de fotografias apresentando o elemento e o seu entorno.

Dentre o conjunto global de elementos paisagísticos inventariados, foram selecionados 40 (identificados pelas fichas 001 a 040) para receber um detalhamento mais criterioso e a análise de especialistas em biologia e meio ambiente. Da mesma forma que foram registradas por um fotógrafo profissional, para que suas imagens sejam inseridas no fichamento e no livro do projeto.

O fichamento aparece como um dos principais produtos culturais resultados do projeto Sombras, uma vez que dá suporte para as análises e interpretações elaboradas pela equipe, além de servir como fonte de estudo para as futuras ações de gestão e intervenção na paisagem urbana. 

Destacamos que este fichamento está em constante revisão a atualização dos dados, com adição de informações e novos elementos. O fichamento completo pode ser visualizado e baixado aqui:

A ficha 001 compõe o conjunto de 162 elementos paisagísticos inventariados no levantamento de varredura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s