LEVANTAMENTO DE VARREDURA

Com o propósito de conhecer melhor a paisagem florística de Balneário Camboriú, a equipe do projeto Sombras realizou uma extensa pesquisa de campo constituída de um levantamento de varredura. Percorrendo todo o território da cidade, tanto os espaços urbanizados quanto as áreas de proteção ambiental, identificou as árvores e áreas verdes mais significativas na paisagem urbana, que foram registradas em vídeos, fotografias, mapas e textos, indicando as características mais relevantes de cada elemento e conjunto.

De modo a organizar e sistematizar as saídas de campo, dividimos o território da cidade em 9 percursos, que correspondem aproximadamente aos bairros ou conjunto deles: 1 Interpraias; 2 Barra/ São Judas; 3 Nova Esperança; 4 Vila Real/ Jardim Iate Clube/ Municípios; 5 Barra Sul; 6 Centro; 7 Várzea do Ranchinho/ Nações/ Ariribá; 8 Pioneiros; 9 Praia dos Amores/ Ariribá. Estes percursos foram visitados individualmente, permitindo a identificação dos elementos paisagísticos dentro destas regiões e, consequentemente, o seu registro visual e textual, além de um mapeamento. 

Foram levantados aproximadamente 150 elementos paisagísticos que apresentam características relevantes na construção da paisagem urbana, tanto de valor ambiental quanto cultural. Dentre esses elementos, 40 serão catalogados em um fichamento com um detalhamento mais criterioso, indicando localização, fotografias e descrição de características biológicas, ambientais, urbanas e culturais.

E ainda, de modo a traduzir visualmente a paisagem florística da cidade, foram selecionadas oito árvores que se apresentam com certo destaque, tanto por seu grande porte quanto pela relação com o conjunto de elementos naturais ou construídos formadores da paisagem urbana. Estas árvores aparecem como grandes referências para a população, tanto por seus valores ambientais, visuais, afetivos e até mesmo de memória. Marcam expressivamente os ambientes que se encontram assumindo, assim como grandes totens, significados simbólicos que transcendem a materialidade e reforçam valores de identidade de seus territórios e vizinhanças. As oito árvores de destaque são: a Figueira de Taquaras, as Figueiras da Barra, as Figueiras da Avenida do Estado, a Tulipa da Avenida Martin Luther, a Jaqueira das Nações, a Figueira do Hotel, a Figueira da Passarela e as Patacas da Barra.

Os resultados sistematizados desse levantamento de varredura serão apresentados oficialmente nos próximos meses, através do mapa infográfico e do livro, mas já podem ser acompanhados parcialmente através desse blog e da rede social do OiA. Por fim, ainda realizaremos uma série de palestras nas escolas da rede de ensino da cidade, distribuindo o material para as bibliotecas escolares e apresentando o conteúdo para os alunos e professores.

Mapa de Balneário Camboriú indicando as árvores e áreas verdes encontradas no levantamento de varredura. Em vermelho os 8 elementos em destaque na paisagem.
Elemento paisagístico em destaque: 1 – Figueira de Taquaras
Elemento paisagístico em destaque: 2 – Figueiras da Barra
Elemento paisagístico em destaque: 3 – Figueiras da Avenida do Estado
Elemento paisagístico em destaque: 4 – Tulipa da Avenida Martin Luther
Elemento paisagístico em destaque: 5 – Jaqueira das Nações
Elemento paisagístico em destaque: 6 – Figueira do Hotel
Elemento paisagístico em destaque: 7 – Figueira da Passarela
Elemento paisagístico em destaque: 8 – Patacas da Barra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s