ESPATÓDEA: ESPÉCIE ARBÓREA NOCIVA

Ao longo das saídas de campo encontramos algumas árvores de espécie Spathodea Campanulata, também conhecida como Espatódea, Bisnagueira, Tulipeira-do-Gabão, Xixi-de-Macaco ou Chama-da-Floresta. A espécie é exótica, de origem africana, mas se adaptou muito bem ao nosso ambiente, sendo comum encontrar árvores de grande porte, bastante frondosas por toda a cidade.

Esta árvore tem seu crescimento muito rápido, motivo pelo qual virou a queridinha de parques e jardins de muitas cidades brasileiras, podendo atingir até 30 metros de altura. Após três ou quatro anos do plantio, ela já tem sua primeira floração. Suas lindas flores vermelhas lembram uma fogueira acesa, o que promoveu seu nome popular de Chama-da-Floresta.

Como esta espécie é considerada nociva para a fauna local, especialmente para as abelhas e os beija-flores, em 2019 foi sancionada uma lei estadual que proíbe, em todo o estado de Santa Catarina, a produção de mudas e o plantio das árvores da espécie.

A prefeitura de Balneário Camboriú tem realizado a remoção de algumas destas árvores, porém como algumas são de grande relevância na composição da paisagem urbana, e estabelecem fortes vínculos com a população local, a ação tem provocado certo descontentamento por parte da comunidade vizinha.

O caso mais emblemático é o da árvore que ficou no meio da avenida Martin Luther quando a via foi implantada em 2013. Na época da obra a árvore foi poupada de remoção, devido à mobilização dos moradores, o que gerou uma adaptação no desenho da via, que acabou sendo estreitada de 4 para 3 pistas, contornando a árvore.

Conheça a lei estadual que proíbe as espatódeas aqui.

Espatódea de grande porte na esquina da rua 3198. Suas lindas flores vermelhas atraem muitos insetos e aves, mas são nocivas para a fauna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s