PERCURSO #1: INTERPRAIAS

O primeiro percurso da pesquisa de campo do projeto corresponde ao território da cidade conhecido como Interpraias. Esta região é a que apresenta as características ambientais mais preservadas do município, sendo, inclusive, registrada desde 2000 como uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava.

A região é composta por praias famosas pela beleza paisagística, preservação das características ambientais e pouca urbanização, conhecidas como praias agrestes. São elas: Praia do Estaleirinho, Praia do Estaleiro, Praia do Pinho, Praia de Taquaras, Praia de Taquarinhas e Praia de Laranjeiras. O acesso para esta região se dá por uma via, a Avenida Rodesindo Pavan, também conhecida como Rodovia ou Avenida Interpraias, que cruza e contorna os morros em área de exuberante Mata Atlântica.

As ocupações e comunidades destas praias são formadas originalmente por vilas de pescadores, que até hoje atuam na economia da pesca, movimentam e marcam a cultura local, com seus fazeres, hábitos e ranchos de trabalho. Atualmente é notável o crescimento da ocupação urbana que, mesmo em ritmo lento, vem transformando a paisagem tradicional da região.

Por ser uma Unidade de Conservação, a legislação ambiental federal exige que a região seja ordenada por um Plano de Manejo em conjunto com o Plano Diretor Municipal. Tal plano está sendo elaborado neste momento, com a participação da municipalidade e da comunidade local através de audiências públicas. Enquanto isto, a gestão da área está submetida ao Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), elaborado em 2003 e com última revisão em 2019.

Por ser uma região que ainda apresenta seu ambiente natural muito preservado, encontramos muitas áreas de mata nativa intocada, com a presença de muitos exemplares de árvores de grande destaque na paisagem. Outra característica que podemos notar é a própria nomenclatura de algumas praias (Laranjeiras, Pinho, Taquaras e Taquarinhas) e muitas ruas (Peroba, Araucária, Palmeira, Manacá, Mangueira, Jacarandá, Jabuticabeiras, Hibisco, Acácias, Figueira, Garuva, Guarapuvu, Flamboyan, Cambará, Bunganinvillea, Baquari e Aroeira) que fazem menção à espécies vegetais e arbóreas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s