PANORAMA: LOBO-GUARÁ, O SEMEADOR DE ÁRVORES

Recentemente, o lobo-guará ganhou destaque na mídia brasileira após a divulgação de que a espécie estará estampada na nova nota de R$ 200. Tornar-se o símbolo da cédula mais valiosa no Brasil contrasta com a realidade do animal.

O maior canídeo silvestre da América do Sul vive em risco constante. Um dos principais símbolos do Cerrado, o lobo-guará tem passado por uma fase de pouca valorização: perdeu parte de sua população nas últimas décadas, tem sido alvo constante de produtores rurais e viu o seu território ser tomado pelo agronegócio. Atualmente, está classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma espécie vulnerável, em uma lista de animais ameaçados de extinção.

Os lobos-guarás trazem benefícios importantes para o meio ambiente em que vivem, sendo considerados os semeadores dos campos. Como ele se alimenta de muitas frutas e roda muito, anda cerca de 20 quilômetros por dia, urina e defeca em vários lugares para marcar território. Espalhando sementes por onde passa, é semeador de muitas árvores.

Para os biólogos, a nota de R$ 200 será uma importante aliada na conscientização sobre a importância de preservar os lobos-guarás.

Saiba mais sobre este animal e sua ameaçada realidade aqui.

Lobo-guará no Cerrado. Foto: Ricardo Boulhosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s