PANORAMA: PLANTIO DE ÁRVORES NÃO É PANACEIA PARA TUDO

O plantio de árvores tem sido promovido globalmente como panaceia para solução de problemas ambientais, como mudanças climáticas e extinção de espécies. Porém, especialistas advertem que para resolver estes problemas é preciso mais do que isto. Ações interligadas de áreas diferentes e a intensificação da fiscalização ambiental para proteção das florestas já existentes, por exemplo, podem ser mais efetivas em alguns contextos para reduzir os impactos negativos desses problemas.

Em um artigo publicado recentemente na revista Science, especialistas no assunto indicam que “é preciso planejar estratégias de controle e degradação florestal, equilibrando objetivos sociais, ecológicos  e econômicos, além de promover a articulação entre governo, empresas e comunidade científica para se obter resultados positivos”. 

Embora não desmereçam as iniciativas de plantios de árvores, as quais considera bem-vindas e podem ajudar a gerar benefícios para a natureza e sociedade, os cientistas aponta que “não se pode ter uma visão romanceada da questão e achar que somente plantando árvores irá se resolver questões tão complexas”.

Saiba mais sobre o artigo aqui.

Plantio de árvores nativas para a recuperação de uma mata ciliar em Extrema, Minas Gerais. Foto: Engenheiro agrônomo Pedro H. S. Brancalion/USP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s