ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COSTA BRAVA

Área de Proteção Ambiental é uma Unidade de Conservação de Uso sustentável que corresponde a uma área dotada de atributos naturais, estéticos e culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas. Geralmente, é uma área extensa, com o objetivo de proteger a diversidade biológica, ordenar o processo de ocupação humana e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. É constituída por terras públicas e privadas.

As UCs podem ser de dois tipos: Unidades de Proteção Integral, onde a proteção da natureza é o principal objetivo, por isso as regras e normas são mais restritivas; e Unidades de Uso Sustentável, áreas que visam conciliar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais.

No ano 2000, a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú criou a primeira e única Área de Proteção Ambiental da cidade, a APA Costa Brava. Sendo uma APA, caracteriza-se como uma UC de Uso Sustentável, onde atividades que envolvem coleta e uso dos recursos naturais são permitidas, mas desde que praticadas de uma forma que a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos esteja assegurada.

Saiba mais sobre esse mecanismo de proteção ambiental aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s