MANGUEZAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

A Mata Atlântica é o bioma, a unidade biológica, em que a cidade de Balneário Camboriú está inserida. Dentre os diversos ecossistemas que a formam, o manguezal é um dos que mais se destacam. Ele se faz presente na transição entre os ambientes terrestre e marinho, e aqui na cidade está associado às margens e desembocaduras dos rios, locais de água salobra, onde há o encontro das águas doces com a do mar.

O termo “mangue” ou “manguezal” se aplica às espécies arbóreas características deste habitat natural. Os manguezais são as únicas espécies de árvores no mundo que toleram a água salgada. Formam ambientes extremamente importantes para a qualidade da água do mar, através da filtragem que suas raízes promovem, além de servirem como grandes berçários da vida marinha.

Esta vegetação que encontramos hoje na cidade é apenas uma pequena parcela de um rico e produtivo manguezal que, no passado, foi responsável pela manutenção dos recursos pesqueiros explorados pela comunidade de pescadores de nossa região.

Conheçam mais sobre este importante ecossistema nesta matéria aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s