SOMBRAS

As árvores participam de maneira fundamental nas construções sociais promovidas por nós, seres humanos, e por outros animais que delas se favorecem. Talvez não percebamos a sua importância por elas não saírem do lugar e parecerem seres imóveis, mas estão presentes e são determinantes em muitas das estruturas de nossas vidas. São matéria prima de coisas que utilizamos diariamente: mesas, cadeiras, papeis, azeites e até nossas casas. Mas, muitas vezes, não as notamos, por estarmos ocupados demais com os compromisso de nossas vidas e insensibilizados com a velocidade acelerada em que as coisas acontecem.

Porém, não podemos deixar de lembrar que sim, elas estão em movimento e sim, são parte fundamental nas relações dos seres humanos e de uma infinidade de outros seres.

Este projeto pretende, mais do que executar uma pesquisa e inventário, voltar os olhares da população para as árvores e áreas verdes do nosso município, de forma a auxiliar na compreensão crítica e sensível sobre elas como determinantes da saúde de nosso ambiente e constituintes de nossas construções culturais, além de estimular o sentimento de pertencimento que nos une. Nesse processo, é importante construirmos um “retrato” da forma como estamos lidando com elas na nossa cidade, especialmente nos trechos mais urbanizados, onde os impactos ambientais são ainda mais críticos e, assim, refletir e determinar como queremos e iremos nos relacionar com elas daqui para frente.

METODOLOGIA

O projeto “Sombras” se debruça sobre todo o território do município de Balneário Camboriú, incluindo seus espaços urbanizados e suas áreas de proteção ambiental, com especial ênfase aos elementos – árvores de grande porte – que tenham significativa presença na construção da paisagem urbana e na memória coletiva.

Ao longo do projeto realizaremos uma série de buscas por material teórico nos acervos da Biblioteca Municipal, Arquivo Histórico e Secretaria de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, bem como, na internet e em fontes diversas. Esse material servirá de suporte para o entendimento mais completo do assunto, possibilitando uma tradução mais precisa da paisagem florestal que encontramos hoje na cidade, da mesma forma que revelará parte da paisagem que já foi transformada ao longo dos anos do desenvolvimento urbano.

Com um entendimento teórico mais sustentado, partiremos para o reconhecimento presencial dessa paisagem. Faremos uma série de saídas de campo, que permitirão o registro e a documentação dos elementos paisagísticos levantados na pesquisa teórica, bem como de outros que identificaremos no percurso. 

Nas saídas de campo coletaremos também relatos de vizinhos dessas paisagens existentes e também daquelas que já não encontramos mais, mas que ainda compõem o imaginário local. Agentes públicos envolvidos com a questão do meio ambiente, das plantas e das árvores também serão procurados para deixarem suas impressões. Esses relatos serão registrados com auxílio de diversos suportes: audiovisuais, fotografias, textos, desenhos e outros.

Com todo esse material coletado faremos uma análise criteriosa e uma edição objetiva do conteúdo, de maneira a compor o produto principal do projeto: um infográfico ilustrativo da paisagem florestal de Balneário Camboriú. Esse infográfico será impresso e distribuído para toda a comunidade – em especial aos estudantes da rede de ensino -, servindo de material de apoio ao processo de sensibilização e educação ambiental e patrimonial.

De maneira complementar ao infográfico, realizaremos atividades chamadas de contrapartida social do projeto que são: esse blog e um circuito de visitas às escolas da rede pública de ensino da cidade. 

O blog surge já no início das atividades do projeto e será alimentado continuamente durante o seu desenvolvimento. No final da pesquisa, ficará disponível ao acesso do público virtual por prazo indeterminado. 

O circuito de visitas às escolas será realizado pelos pesquisadores que apresentarão os resultados do projeto, com a distribuição do infográfico às respectivas bibliotecas escolares, seguido de debate com os alunos e professores.

Acreditamos que os resultados do projeto “Sombras” atendem um desejo de continuidade prolongada da pesquisa e da assimilação do assunto pela comunidade local e global. O infográfico distribuído gratuitamente auxilia na sensibilização de um público mais local, mas bastante diverso. Por sua vez, o blog publicado garante a preservação do conteúdo em uma mídia duradoura, potencializando o conhecimento da pesquisa por outros interessados, estimulando as discussões sobre a sociedade contemporânea em alcance estadual, nacional e global.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s